sexta-feira, 18 de maio de 2012

TERMINA GREVE DE ÔNIBUS EM CAMPINAS


Acordo põe fim à greve de motoristas de ônibus em Campinas

Categoria aceitou proposta de aumento de 7% nos salários e na PLR.
Após 2 dias de greve, circulação de ônibus é normal na manhã desta sexta

Terminou na madrugada desta sexta-feira (18) a greve geral de motoristas e cobradores de ônibus do transporte público de Campinas (SP). Segundo o presidente do Sindicado dos Rodoviários de Campinas e Região, Matusalém de Lima, a categoria aceitou a proposta das concessionárias feita na noite de quinta-feira (7) de aumento de 7% nos salários, além de 7% de reajuste na Participação nos Lucros e Resultados (PLR) das concessionárias e no vale-alimentação.
Os reajustes propostos foram apresentados em assembleia e aceitos pelos grevistas na madrugada desta sexta-feira. A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) confirma que os 11 terminais de ônibus da cidade operam normalmente nesta manhã e que 89% da frota de coletivos estavam em circulação às 7h30. Situação diferente da registrada na quinta-feira (17), quando somente 7% da frota das concessionárias do Sistema Intercamp operaram. A previsão é que 100% dos ônibus voltem a operar até o fim da manhã, segundo o sindicato. Diariamente são transportados 520 mil passageiros pelos ônibus das concessionárias, segundo a Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas (Transurc)
O encontro entre o sindicato e as empresas foi realizado após uma tentativa frustrada de acordo durante uma audiência de conciliação no Tribunal Regional do Trabalho (TRT) na tarde de quinta-feira (17). A categoria reivindicava aumento de 21% no salário e vale-alimentação, além de PLR, e a proposta das empresas era de 6%. Como não houve acordo, o presidente do TRT, Renato Buratto, aumentou a multa pelo descumprimento da manutenção de 50% da frota na rua em períodos de menor movimento e 70% em horários de pico. O valor subiu de R$ 20 mil para R$ 50 mil.
A Associação das Empresas de Transporte Coletivo Urbano de Campinas informou que o acordo que colocou fim à greve já foi assinado entre as empresas e o sindicato, mas que deve ser formalizado em audiência do TRT marcada para às 16h30 desta sexta-feira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário