quarta-feira, 16 de maio de 2012

ESTAMOS SEM ÔNIBUS AMIGOS



Greve de motoristas em Campinas começa com tumulto em garagem


Condutores e cobradores impediram a saída de veículos às 5h. Oito dos 11 terminais de ônibus estão fechados nesta quarta-feira (16/5)



"Os terminais urbanos nos bairros permanecerão fechados, durante a paralisação, para evitar depredações. As dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone da Emdec no (19) 3772-1517. As informações serão atualizadas de hora em hora, pelo Centro de Controle Operacional e monitoramento realizado pelas câmeras da Central Integrada de Monitoramento (CIMCamp). A consulta de todas as informações também poderá ser realizada pelo site da Emdec."


O primeiro dia de greve dos motoristas e cobradores de Campinas (SP) começou com oito dos onze terminais de ônibus fechados e confusão em uma das garagens na manhã desta quarta-feira (16). De acordo com a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec), estão abertos para os passageiros os terminais Central, Mercado e Itajaí. Até a publicação da reportagem, não havia um balanço de quantos coletivos estavam à disposição da população, mas a Emdec preparou um plano emergencial que pode ser colocado em operação para amenizar os transtornos aos passageiros.

O Sindicato dos Rodoviários de Campinas e região informou que vai cumprir adeterminação do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) de que 70% da frota de veículos trabalhe durante os períodos de pico, das 7h às 9h e das 17h às 19h, e que 50% atenda aos passageiros nos demais horários. O sindicato deve divulgar o balanço da adesão à greve ao meio-dia.
Algumas funcionários da empresa Rápido Luxo, que abrange as cidades de Vinhedo (SP) e Valinhos (SP), também aderiram à greve e algumas linhas estão afetadas nesta manhã. 
Confusão
A Polícia Militar registrou uma confusão na porta da garagem da empresa de ônibus VB3 Transportes. Um motorista sair com um veículo para fazer a linha 1.80, que passa pelo Jardim Santo Antônio, mas os grevistas entraram na frente do ônibus para impedir a saída. Policiais militares usaram spray de pimenta, mas os manifestantes conseguiram bloquear a saída dos carros.
Um segundo ônibus também foi impedido de deixar a empresa. Um dos carros da empresa teve o vidro estilhaçado. O veículo foi levado para o 9º Distrito Policial de Campinas e um boletim de ocorrência deve ser registrado. Ninguém ficou ferido na confusão, de acordo com a polícia. Um outro ônibus que faz a linha 1.16 também foi apedrejada na noite de terça-feira (15) na Avenida John Boyd Dunlop. O autor do ato de vandalismo ainda não identificado.
Reivindicações
A categoria reivindica aumento de 21% no salário e vale-alimentação, além de Participação nos Lucros e Resultados (PLR). "Não houve uma proposta satisfatória para os quase 5 mil funcionários e decidimos pela paralisação", afirma o presidente do Sindicato dos Rodoviários de Campinas, Matusalém de Lima. O Sistema InterCamp possui 1.234 veículos, que atendem cerca de 676 mil passageiros diariamente em campinas.
Plano emergencial
Para minimizar os transtornos à população, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) montou um plano emergencial para a greve. Os veículos que atuam no corujão, serviço de transporte público realizado durante a madrugada, também poderão circular durante o dia. Ainda haverá um remanejamento na frota do transporte alternativo, para que ela possa operar as principais linhas das quatro áreas operacionais.
Na área Central do município haverá dois pontos de referência para os usuários do transporte público coletivo: os terminais Central e Mercado. Os veículos sairão desses locais em direção aos principais eixos da cidade: Amoreiras, John Boyd Dunlop, Prestes Maia, Santos Dumont, Amarais, Barão Geraldo e Sousas, após circularem o Centro. Caso necessário, serão criados comboios de ônibus, escoltados pela Guarda Municipal ou Polícia Militar, para evitar qualquer ato de vandalismo que coloque em risco a segurança de operadores e usuários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário