sexta-feira, 11 de maio de 2012

CPI da Saúde detecta falta de pessoal


Vamos ficar de Olho para nao ser apenas uma CPI, e sim uma solução para a população de Campinas...



Segue reportagem da EPTV G1 - 11/05/2012

CPI da Saúde detecta falta de pessoal em 75% das unidades de Campinas


Relatório final pede central de vagas e funcionamento pleno do Ouro Verde.


Prefeito cassado e ex-secretários são responsabilizados por crise.
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Saúde concluiu que faltam funcionários em 75% das unidades que atendem a população em Campinas (SP). A conclusão dos trabalhos, que duraram seis meses, foi apresentada nesta quinta-feira (10) e ressalta também a falta de leitos e precariedade nas instalações. Na segunda-feira (7), a comissão já havia sugerido a interdição do Mário Gatti, um dia antes de a direção do hospital municipal suspender as cirurgias eletivas por falta de leitos.
O relatório final da CPI deve ser lido e votado pela Câmara na sessão de segunda-feira (14). A expectativa da comissão é de que o presidente da Casa, Thiago Ferrari (PTB), encaminhe ao Ministério Público de São Paulo (MP-SP) três denúncias contra o prefeito cassado Hélio de Oliveira Santos, que teria direcionado a licitação para construção do Complexo Hospitalar Ouro Verde
Além de detectar a falta de funcionários, a CPI sugere a criação de uma central de vagas e o pleno funcionamento do Hospital Outro Verde, na região sudeste de Campinas. O relatório ressalta ainda a falta de segurança aos profissionais e pacientes das unidades de saúde e defende a "atividade delegada", quando policiais militares são deslocados para o trabalho preventivo.
Na conclusão dos integrantes da comissão, o município não investe na política de prevenção de doenças. Após ouvirem cerca de 30 pessoas, os vereadores concluíram que Campinas precisa de pelo menos 200 leitos, sendo 40 para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto e 20 para a ala de emergência infantil, em virtude das precárias condições de atendimento oferecidas pelos outros hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde (SUS) na cidade.
Responsabilidades
A comissão também responsabiliza os ex-secretários de Assuntos Jurídicos Carlos Henrique Pinto e Antônio Caria Neto por possíveis irregularidades nas contratações dos convênios com o Cândido Ferreira e com a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina (SPDM), que administra o Ouro Verde. Além disso, atribui a crise ao ex-secretário de Saúde, Francisco Kerr Saraiva.
Carlos Henrique Pinto disse à EPTV que ficou surpreso pela citação, uma vez que nunca foi ouvido durante a CPI. Caria Neto afirmou que, ao assumir a secretaria, os convênios já estavam em andamento e fez exigências para que os acordos fossem regularizados. Kerr Saraiva disse que não era secretário quando o Ouro Verde foi solicitado e que prestou todos os esclarecimentos ao MP e ao Tribunal de Contas do Estado. O prefeito cassado não foi encontrado para comentar o assunto.


Nenhum comentário:

Postar um comentário